Artigos

Manifesto

O objetivo do Filosofia do Yoga é fornecer os meios cognitivos pelos quais podemos alcançar a autoafirmação existencial que nos é negada, seja através do materialismo científico ou do dogmatismo religioso, ambos característicos da nossa época. O materialismo impossibilita o acesso a qualquer realidade que não seja “cientificamente verificável”, isto é, que não possa ser…

Mantra não é Pensamento Mágico

O que é pensamento mágico? Pensamento mágico é um conceito de antropologia psicológica que descreve o fenômeno humano de estabelecer uma relação de causa-efeito entre coisas que não possuem de fato essa relação. A chuva, por exemplo, nasce de certas condições atmosféricas determinadas. Não há relação causal verificável entre a dança, os chocalhos e os…

Para transcender é preciso, primeiro, ser.

Yoga busca, de algum modo e como objetivo último de sua sadhana, a transcendência da individualidade. Mas, em um sentido anterior e mais modesto (e necessário para a “transcendência”), o yoga busca, ao contrário, uma afirmação da individualidade.  Aos nossos ouvidos isso soa como um paradoxo, como no caso de alguém que, querendo evaporar a…

Yoga, um Ato de Fé

Sempre desconfie de chavões. Fórmulas consagradas de pensamento, ainda que possam ser a semente de alguma intuição valiosa, por si mesmas mais encobrem do que revelam, funcionando apenas como um simulacro fácil de conhecimento genuíno, o qual é sempre trabalhoso, exigente, difícil. Achar-se sabedor de algum assunto apenas por estar de posse de algumas frases…

Yogaterapia

Dependendo do ponto de vista através do qual a encaramos, a prática do Yoga pode ser “definida” de diferentes maneiras. Batendo o olho nas afirmações de natureza metafísica que Patañjali, nos seus Yoga-sūtras, faz a respeito da natureza do mundo (II – 15), dos meios válidos de conhecimento (I – 7), do sujeito (II -…

A Árvore do Yoga

No começo as montanhas eram só montanhas e as árvores eram só árvores. Depois, quando comecei a prática do Zen, as montanhas não eram mais montanhas e nem as árvores eram mais árvores. Agora, compreendendo o Zen, as montanhas são só montanhas e as árvores, só árvores.Ditado Zen Introdução Desconheço a fonte da citação acima,…

Psicologia do Autoconhecimento: Rumo ao Desconhecido

Autoconhecimento é o nome dado para o ato de conhecer-se do sujeito. Não é possível imaginar, à primeira vista desta definição, algum sujeito no mundo para quem o referido ato seja de todo não realizado. Quem poderia ser capaz de ignorar completamente a si mesmo enquanto vive no mundo? Poderíamos portanto dizer que a diferença…

%d blogueiros gostam disto: